Boa tarde gauchada !
Que tal começar a semana conhecendo mais sobre o couro...
Já postamos um pouco sobre a história, agora vamos conhecer os tipos de couro =)
Já postamos um pouco sobre a história, agora vamos conhecer os tipos de couro =)
Couro bovino: é o mais tradicional, os casacos de couro de boi são os mais conhecidos e muito vendidos no mercado.
Couro de jacaré:
um tipo de couro exótico bastante valorizado no mercado. No Brasil, é
proveniente do Pantanal do Mato Grosso. Esse couro tem característica
marcante, uma textura própria que permite dar aos sapatos, bolsas e
jaquetas feitos dele uma certa individualidade.
Couro de cobra: outro tipo de couro exótico, os produtos feitos dele também são muito valorizados e por isso possuem alto custo. O mais conhecido é o couro de píton, com cores que variam entre branco, cinza e preto mesclados, ele conquista o gosto principalmente das mulheres.
Couro de avestruz: é um couro versátil, que permite diversos tipos de tingimento e corte e pode-se produzir infinitos produtos, como se faz com os outros couros. Possui uma textura bem diferente que chama atenção pela sua beleza.
Couro de cabra e bode: muito conhecido no Nordeste do Brasil, esse tipo de couro é maleável e bastante usado para fazer bolsas feministas, casacos e sapatos, o custo é em média o mesmo dos produtos de couro bovino.
Couro de tilápia: proveniente da tilápia, uma espécie de peixe, pode ser usado para fazer desde jaquetas até chapéus. O couro da tilápia é suave e resistente, o que justifica o conforto dele como matéria-prima para vestuário e calçados.
Couro vegetal: obtido através do látex da Amazônia (veja mais informações sobre a floresta amazonica). Ele começou a ser produzido na década de 1990, a partir de projetos sociais de sustentabilidade. Começaram então a produzir pastas, bolsas e sapatos a partir desse material que se parece com o couro e possui ótima qualidade.
Couro sintético: pode ser feito com fibras de poliuretano, poliéster e náilon. Esse material é fácil de tingir e é muito resistente. O couro sintético hoje é mais usado como revestimento de estofados mas existem muitas jaquetas feitas desse material.
Couro colorido: é um tipo de couro tingido, pode ser submetido a diversos processos para chegar a cor desejada, usa-se muito o preto, o vermelho, o branco e o azul principalmente em jaquetas e sapatos.
Isso foi so mais um pouquinho logo voltaremos com mais curiosidades e novidades.
Abraço e até mais =D
Muito interessante este texto, realmente existem vários tipos de couro e ambos são utilizados em várias coisas. :D
ResponderExcluirConcordo com meu colega Arthur, bem interessante mesmo,e ainda mais que o couro é também utilizado em vários objetos e outras coisas que todo gaúcho tradicionalista deveria utilizar ! Parabéns pelo texto !
ResponderExcluir( Churrasqueiros de Plantão !)
Obrigado componentes da equipe Churrasqueiros de Plantão! =)
ResponderExcluir